quinta-feira, 2 de julho de 2009

Ler e Escrever


Eu sempre gostei de ler, desde pequena.


Me lembro quando tinha uns 4-5 anos (sim, eu me lembro!) e andava com a minha mãe pelas ruas de Teresópolis perguntando o que estava escrito em todos os lugares. Também pegava papel e caneta e pedia pra que ela ditasse as letras para eu formar palavras, me lembro de pedir pra que soletrasse geladeira, ela riu e disse que esta palavra ainda era difícil pra mim.



Eu lia tudo: rótulos de embalagens, bula de remédio, receitas, revistas em quadrinhos, livros que a escola pedia, livros que a escola não pedia e tudo mais que eu quisesse. Meu pai também é um "leitor de tudo", acho que aprendi com ele. Eu lia os livros que ele comprava, eram poesias (não esqueço do "Trem de Ferro" de Manuel Bandeira), crônicas, biografias, ficção científica, ciência... Entre os escritores estavam Stanislaw Ponte Preta (FEBEAPÁ, Tia Zulmira...), Chico Buarque, Isaac Asimov e muitos outros de tamanha importância. Cresci entre livros. Eu e meus gatos.
Gosto dessa lembrança.

Ainda na adolescência eu escrevia muito, naturalmente coisas que todas as adolescentes escrevem: suas paixões, tristezas e descobertas da realidade. Pena que perdi tudo com o tempo. Li "Cristiane F - 13 anos, drogada e prostituída" aos 13. Achei chocante! rs
Ultimamente minhas leituras se resumem a artigos científicos e livros evolutivos. Os últimos que li fora destas categorias foram "A menina que roubava livros" e "O livreiro de Cabul", gostei dos dois, o primeiro mais ainda. Como eu não resisto a uma promoção de livros comprei "Dewey - Um gato entre livros" (mais pela capa do que pelo conteúdo), "Uma breve história do mundo", "Quando Nietzsche chorou", "As memórias do livro" e "O Gene Egoísta", estou terminando este último, os outros vão esperar mais um pouquinho.
Ontem começou a FLIP - Feira Literária de Paraty, eu gostaria muito de ter ido. Ainda mais porque o Richard Dawkins ("O gene egoísta" e "Deus, um delírio") está lá hoje. Não deu, vou na próxima.

Aceito sugestões e livros!


Por curiosidade:

4 comentários:

  1. Primeiro de td... Adorei o blog!!!!

    Adoro os livros do Sidney Sheldon!!! é uma leitura facil e muito gostosa!

    ResponderExcluir
  2. adoro experiência pessoal.. muito criativo.. queria ter sido assim quando criança interessado em ler...

    ResponderExcluir
  3. Eu me tornei nutricionista pq eu ficava lendo rótulo de alimento. Sorvete principalmente...

    Pra não sair muito da praia do Dawkins, eu recomendo os livros do Carl Sagan. Aliás gosto MUITO dele, e é uma pena que ele tenha morrido. Tanto Dawkins, quanto Sagan são letais àqueles que se dão bem às custas da ignorância e credulidade ("fé"), mas enquanto Dawkins é uma BAZUCA, Sagan é um rifle com silenciador. O ultimo livro dele (Bilhões e Bilhões), reserva os dois ultimos capítulos como despedida do Carl. Um escrito por ele (no leito de morte) e outro pela esposa logo depois da morte. Emocionante, tocante, triste, e lindo, tudo junto! e sem precisar de nada "espiritual", metafísico, ou de "amigos imáginários" lhe esperando do OUTRO LADO. Isso sim é eterno.
    Nem perguntei se vc já leu esse livro.

    No mais, eu gosto do Saramago, Aldous Huxley, Orwell, e quando garoto li muito Stephen King.

    (nossa escrevi 35 laudas aqui)

    ResponderExcluir
  4. Já "folheei" sobre Sagan, mas ainda não li nada dele. Ótimas dicas!
    Valeu, Cassio.

    ResponderExcluir