domingo, 14 de junho de 2009

Vá à igreja, mas não me chame



Nos últimos dias coloquei como frase no meu msn : "Vá a igreja, mas não me chame. Prefiro ir ao teatro".

Não se trata de implicância com quem vai a igreja, de forma alguma, apenas uma espetadinha em um assunto que normalmente evitar-se falar.

Recebi 5 comentários em 48 h, mas é bem verdade que não fiquei muito tempo online. Dois deles disseram: adorei sua frase! Um outro comentário foi: Vamos à igreja? kkk. Outro eu confesso que não entendi se foi contra ou a favor. O último... esqueci, rsrs. Fiz isso pq gosto de polêmicas, gosto de uma discussão saudável.

Eu não gosto de igreja, nenhuma. Bem que já tentei ao longo da vida, fui à batista (argh, a pior delas), católica, presbiteriana. Seu fui a alguma outra não me lembro. Respeito mesmo quem vai, só não me peçam pra concordar ou visitar, não rola. Acho que todos têm direito a algum tipo de fé, até mesmo no unicórnio rosa invisível, mas fico admirada como as pessoas se fecham pro mundo quando se dedicam a uma religião. (É ridículo, mas sempre fico surpresa com isso, sempre espero mais das pessoas, não perdi essa inocência).

Sou naturalista. Creio nas forças físicas e biológicas. Na evolução, na teoria de Darwin. Não tenho a intenção de negar ou provar a existência de coisa alguma (Deus, anjos, santos, demônios ou gnomos), quem sou eu pra isso, pois muitas vezes não explico nem a minha própria vida.

Gente... tô com sono... amanhã eu volto.

6 comentários:

  1. Gostei da sua frase...sou adepta dela hehehe prefiro mil vezes um teatro do que uma igreja...embora eu só tenha pisado em uma em casamentos.
    Eta assuntinho delicado esse né?Dificil de se discutir com as pessoas, pois se elas tem a opinião contraria a nossa, elas apelam até você acreditar nela ou então cortam o assunto no meio dele...Complicado...

    Enfim, boa sorte com o blog que nasce agora =D

    ResponderExcluir
  2. Legal Renata.....passarei por aqui sempre, ja esta adicionado nos favoritos!!!
    beijao

    ResponderExcluir
  3. Contra intolerância...intolerância. O texto é muito bem escrito, embora debochado e com uma certa dose de agressividade. Os que vão à igreja se sentirão ofendidos e os que como eu respeitam a igreja sem acreditar em unicórnio cor de rosa sentirão que perderam tempo ao ler um confrontamento gratuito àqueles que acreditam em Deus. Para ser respeitado, é preciso respeitar. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Acredito no dEUs que tem a palavra EU no meio, o Deus que está dentro de mim e de todos, aquela força superior que rege todo o universo. Para uns, é o Deus da igreja, é o ícone a ser seguido, algo que possa o tornar mais palatável, mais sólido, mais real, algo que possa fazer alguns acreditarem que é real. Não concordo com a intolerância religiosa, acho que o mundo vai acabar ainda por causa de uma grande guerra religiosa, o que já acontece do outro lado do mundo, poderá se espalhar nele todo. Mas também não concordo com a fé cega, os católicos, cristãos evangélicos em geral, querendo "catequizar" e persuadir a todos a fazer parte do "que é bom pra mim, é bom pra você". É um assunto controverso realmente, mas ainda acredito que o Deus do coração de cada um não está nada nada satisfeito com essa manipulação da palavra, com o modelo "pop star" que as igrejas vêm tomando, com padres cantores e Bispas luxuosas, o pessoal da Umbanda, do Candomblé, do Kardecismo, digo isso com conhecimento de causa, já passei por tudo isso e não me identifiquei. Vá a igreja, vá ao Centro, e seja feliz, se me convidar, sorrirei, agradecerei, mas não irei, por motivos pessoais. Mas intolerância, realmente gera mais intolerância. Vamos transformar o mundo num lugar mais fácil de conviver?

    ResponderExcluir
  5. Não tive a intenção de parecer "intolerante", afinal é uma solução que defendo, a tolerância às diferenças.
    Realmente é difícil lidar com opniões, principalmente se tratando de assuntos tão delicados, mas vou procurar expor o que sinto e o que penso de uma maneira mais tênue e de forma a não causar mal estar.
    Assuntos desse tipo surgirão em alguns momentos, eles fazem parte da vida, e é sobre ela que eu quero falar.
    Grande beijo a todos!

    ResponderExcluir
  6. Falar sobre a vida é respeitar opiniões. Intolerância religiosa não é legal, causa confrontos fortes e não ajuda. A religião, seja ela através da igreja é ter FÉ. Fé é acreditar em algo, seja DEUS, JESUS CRISTO, Doendes, Estrelas ou Joaninhas Cor de Rosa.

    Igreja é lugar para exercitar o pensamento, analisar as palavras, as mensagens e tomá-las como algo que pode ajudar, construir, edificar.

    ResponderExcluir