domingo, 21 de junho de 2009

Pontos de Vista

Alguns assuntos nunca terão fim.

Sempre achamos que estamos certos, mas você já olhou um mesmo assunto por outro ponto de vista? Outro lado? Outro prisma? Outra luz?
Ao tomarmos conhecimento de algo, seja um fato ou uma ideia, somamos isso a tudo o que já temos guardado em nossa mente: sentimentos, crenças, cultura, conhecimento lógico... por isso tantas interpretações sobre uma mesma coisa.

Uma discussão, um desentendimento ou uma opinião, na maioria das vezes não tem uma única razão, dando vez à parcimônia na decisão, ou seja, o mais provável. Mas isso quando se trata de algo extremamente importante, como na biologia e nas decisões jurídicas. Nas infindáveis picuinhas do dia-a-dia isso dificilmente se aplica, então ficamos ad aeternum batendo na mesma tecla.

Por que então defendemos com unhas e dentes um posicionamento sabendo que existem outras razões tão ou mais prováveis que a nossa?
Cada um tem o seu ponto de vista.
Coisas do ser humano.

2 comentários:

  1. Assim sendo, continuo seguindo a filosofia que enoontramos em um trecho da música de Raul Seixas: "Prefiro ser, esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo"

    Julio Cesar Lopes

    ResponderExcluir
  2. Escutei uma frase, que cabe bem nesse momento da minha vida. "Eu não quero ter razão, quero ser feliz!!!!!!!!!!!!"

    ResponderExcluir