segunda-feira, 29 de junho de 2009

Beleza, substantivo abstrato

O que é belo?

O conceito de beleza é discutido desde remotos tempos. Aristóteles, na Metafísica, diferencia o belo do bem: o bem implica sempre ação e o belo pode ser encontrado nas coisas imóveis.

O conceito de belo na crítica da obra de arte se alia às noções de gosto, harmonia e perfeição - efeitos ou sentimentos que surgem no admirador. Pode ser condição necessária ao apreciador o surgimento de sentimentos de prazer e/ou de simpatia. Dois dos principais conceitos de beleza apresentam-no como "o que é agradável à vista e ao ouvido" (Platão, Hípias Maior, e S. Tomás de Aquino).


Então podemos concordar com estes filósofos quando dizemos "Meus filhos são lindos", "Você é a mãe mais linda do mundo", "Brad Pitt é lindo", "Angelina Jolie é belíssima", "Que gatinho fofo". De uma forma ou de outra essas afirmações despertam bons sentimentos em nós. Mas será assim para os outros? Por isso é abstrato, subjetivo.

Poucas coisas estão sujeitas à discordância, como o nascer ou pôr do sol ou o mar azul em dia de sol. A natureza normalmente agrada à todos, a menos que ela tenha sido degradada pelo próprio homem, que é o único ser vivente que pode admirá-la.

2 comentários:

  1. A beleza depende mais do interior que do exterior, concordo com Platão, Hípias Maior, e S. Tomás de Aquino, pois é aquilo que sentimos na hora que torna belo o que vemos. Sendo assim não há como conceituar o que é belo, até porque cada pessoa teria um conceito diferente, as vezes próximo como os senhores citados acima. Então a beleza e seu conceito, tal qual o mal gosto, não se discutem.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o maior mal gosto é o das pessoas que não sabem entender o ponto de vista alheio, vem com sua "sabedoria" querer julgar o conhecimento intrincito em cada ser, não existe o dono da verdade, acredito que os gostos devem ser respeitados. Colocando em prática a teoria de Emmanuel Kant, grande pensador, que mostrava que opinião é muito mais que simples "mal gosto" ou "bom gosto" a opinião pode ser privada ou pública, se a sua opinião é privada RENATA R. respeite o conceito da nossa amiga de opinião pública, mais informações sobre Kant só me perguntar. segue meu email - Erick.moulin@hotmail.com

    ResponderExcluir