domingo, 28 de março de 2010

"Código de Conduta" de Russell


Algumas pessoas não compreendem como alguém pode ser feliz e ético sem ter uma fé ou religião. Com certeza aqueles que não compreendem são os que também entendem pouco ou nada sobre tipos de pensamento, ciência e lógica.

Como em qualquer meio social, o grupo no qual me incluo (agnósticos e ateus), tem pessoas de todo tipo, os de bom caráter e os de mau caráter; os que respeitam e os que não respeitam; os simpáticos e os chatos... e por aí vai. Ou seja, é tudo a lesma lerda. Portanto, para que não pensem que não temos princípios ou que não buscamos fazer coisas boas, apresento aqui para os que não conhecem...

Bertrand Arthur Wiliam Russell (País de Gales, 1872), um dos mais influentes matemáticos, filósofos e lógicos do século XX, bem como um importante político liberal, ativista político e popularizador da Filosofia.


Milhões de pessoas respeitaram Russell como uma espécie de profeta da vida racional e da criatividade. Sua voz sempre possuiu autoridade moral. Foi um crítico influente das armas nucleares e da guerra do Vietnã.


Em 1950, recebeu o Nobel de Literatura, em reconhecimento aos seus variados e significativos escritos, nos quais lutou por ideais humanitários e pela liberdade do pensamento.


No final da década de 60, Bertrand Russell escreveu na sua autobiografia, 10 princípios de um "Código de Conduta", são eles:

• Não tenhas certeza absoluta de nada.


• Não consideres que valha a pena proceder escondendo evidências, pois as evidências inevitavelmente virão à luz.


• Nunca tentes desencorajar o pensamento, pois com certeza tu terás sucesso.


• Quando encontrares oposição, mesmo que seja de teu cônjuge ou de tuas crianças, esforça-te para superá-la pelo argumento, e não pela autoridade, pois uma vitória dependente da autoridade é irreal e ilusória.


• Não tenhas respeito pela autoridade dos outros, pois há sempre autoridades contrárias a serem achadas.


• Não uses o poder para suprimir opiniões que consideres perniciosas, pois as opiniões irão suprimir-te.


• Não tenhas medo de possuir opiniões excêntricas, pois todas as opiniões hoje aceitas foram um dia consideradas excêntricas.

• Encontres mais prazer em desacordo inteligente do que em concordância passiva, pois, se valorizas a inteligência como deverias, o primeiro será um acordo mais profundo que a segunda.


• Sê escrupulosamente verdadeiro, mesmo que a verdade seja inconveniente, pois será mais inconveniente se tentares escondê-la.


• Não tenhas inveja daqueles que vivem num paraíso dos tolos, pois apenas um tolo o consideraria um paraíso.


É nesse tipo de pensamento que nos baseamos. Simples assim.


Fonte:http://bulevoador.haaan.com/2010/02/06/perfil-bertrand-russel/

Um comentário:

  1. "Não tenhas medo de possuir opiniões excêntricas, pois todas as opiniões hoje aceitas foram um dia consideradas excêntricas".

    Essa é a que eu mais gosto, hehe

    ResponderExcluir