domingo, 1 de novembro de 2009

Meninos no sinal


Ontem parei num sinal aqui perto de casa e logo surgiu um menino fazendo malabarismos. Achei interessante que ele não usava limões ou bolinhas, mas maçãs. Ele "trabalhava" bem e confiava no que fazia, afinal eram maçãs.

Tenho pena desses meninos, que futuro eles conseguem imaginar? Um dia perguntei pra um deles o que ele gostaria de ser, ele respondeu: ator! Devia ter uns 8 anos... por que não estava na escola?!!!

As razões são diversas, a culpa é de um monte de gente e não vou discutir isso aqui.

Apenas fico pensando que são pessoas que nasceram numa realidade muito diferente da nossa, mas que são pessoas. E assim como eu, você que tá lendo também tece algum sentimento por esses meninos, seja ele qual for. Mas admita, é difícil querer sair do nosso confortinho de cada dia e ousar mudar a vida de um deles.

Não costumo contribuir com dinheiro para não incentivá-los e também porque se eu desse 1 real pra cada um, teria que incluir no meu orçamento mensal uns 150 reais para os "meninos dos sinais" e sem dedução fiscal.
E assim segue a humanidade...

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Se pararmos para refletir mais profundamente, vamos perceber o quanto criativos e habilidosos estes meninos são. Fazer malabarismo com bolinhas, maças ou outra coisa não é fácil, mas eles aprendem rápido. Imagina estas mentes criativas usando sua babilidades de aprendizado em alguma escola de música, profissionalizante ou mesmo ensino regular !! Pois é...potencial estas crianças tem, mas são usadas para "se virarem" e ganhar um qualquer que permita a sobrevivência ou infelizmente para comprar drogas. Não falta potencial, falta é programa que permita explorar estas habilidades para outros fins !!

    ResponderExcluir
  3. A criatividade existe em um grande número de crianças, adolescentes e até adultos, que infelizmente é usada para o lado errado.O problema maior é que não se visualizando um horizonte maior que um palmo, por uma gama de problemas existentes na vida de cada um, como por exemplo, falta de emprego e não bolsas doadas( o governo deveria dar o anzol e não o peixe já pescado), instituições familiares e não pais desgarrados, conseguiríamos todos um futuro bem mais promissor. Infelizmente, ainda teremos que esperar por mais alguns anos para alcançarmos uma educação esmerada e tudo fluir com naturalidade. Parabéns para os que já se tocaram e conseguem trabalhar para que a melhora chegue logo.

    ResponderExcluir