quarta-feira, 2 de março de 2011

Surpreenda-me




Admito ser uma pessoa difícil de se surpreender, meus pontos de vista sobre a vida são bem amplos e sempre espero algo mais do que o provável. Mas às vezes acontece algo que me deixa surpresa ou a contemplar um ato inusitado.

Não pretendo aqui descrever momentos, mas condições que levam a tal sentimento ou sensação, normalmente seguida de horas e horas de pensamentos pseudo-filosóficos.

Nos últimos dias tenho estado muito envolvida com meus alunos, todos de uma realidade muito distante da minha e dos meus filhos, mas acredito que eu nunca aprendi tanto sobre os jovens quanto na última semana. Expliquei brevemente aos meus amigos que vivi intensamente uma experiência antropológica (seria mais correto dizer "estou vivendo") e que, embora eu saiba e repita todos os dias que nunca sabemos nada sobre a vida, percebo que sei menos ainda. Meus "meninos e meninas" surpreenderam-me diversas vezes. Adoro.

Gosto ainda mais quando pessoas próximas me surpreendem, é delicioso quando nos quebram ideias pré estabelecidas e/ou imagem construída ao longo do tempo, um paradigma. Não somos seres constantes, imutáveis, mas ainda vivemos numa cultura em que as mudanças de comportamento não são bem vistas; a estabilidade é confortável e prática. Mas eu adoro... gosto de ver pessoas mudando de ideia, reconduzindo ou reconstruindo suas ideias e conceitos, mesmo que sutilmente. Faz o mundo mover-se, no sentido figurado obviamente; torna minha vida mais dinâmica e divertida.

Adoro pessoas... e suas expressões ainda mais. Adoro perceber isso.

Então, vamos lá....

Surpreenda-me.

4 comentários:

  1. Já que você citou que a cada dia você aprende com seus alunos, que são de uma realidade diferenta da sua, porque você não tenta fazer uma interação entre esses jovens? Tire-os de sua realidade e mostre outras para ver como eles também poderão de surpreender!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente o que eu tenho tentado fazer. Aos poucos ele se surpreendem com novas faces do mundo, novas interações e realidades. O resultado tem sido muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Renata!!
    Acabei de descobrir o seu blog e adorei o seu jeito leve de escrever...
    A partir de agora, vou acompanhar sempre.
    Talvez você não se lembre de mim, pois tivemos pouco contato na época das fortes chuvas na região serrana...
    Beijos e continue escrevendo.
    Valeria (vizinha)

    ResponderExcluir